Comboio Maglev japonês viaja a 500 km/h com passageiros

corpo_noticia

Maglev: o Comboio japonês que alcança 500 km/h

A viagem foi de apenas 42,8 km ao longo de uma rota entre Uenohara e Fuefuki, duas cidades a oeste de Tóquio, capital do Japão. Mas esta é apenas a primeira parte de uma rota que acabará por conectar Tóquio com Nagoya, no centro do país.

Essa viagem leva atualmente cerca de 80 minutos para ser completada. Com a nova tecnologia do trem Maglev, esse tempo vai diminuir pela metade, levando apenas cerca de 40 minutos. O percurso total está previsto para ser concluído até 2027.

Uma vez em funcionamento, o trem vai ser ainda mais rápido do que o trem Maglev de Shanghai, atualmente o trem comercial mais rápido do mundo, sendo capaz de alcançar a já incrível velocidade de 431 km/h.

A tecnologia Maglev

Tecnologia Maglev, que é uma abreviatura em inglês de “levitação magnética”, funciona realmente fazendo o comboio flutuar a uma pequena distância dos carris. Ambos permanecem conectados entre si por meio de campos magnéticos, ao invés de rodas, eixos e rolamentos. Isso significa que os trens não são afetados pelo clima, como chuvas fortes nas pistas, e também são mais suaves e muitas vezes mais silenciosos do que os comboios habituais.

confira o video:

Share

Author: R. Pereira

Share This Post On