Descoberta Sucata Milionária na zona ocidental de França

i

A história desta centena de automóveis abandonados começa há 60 anos quando Roger Baillon, um empreendedor gaulês, decidiu criar uma empresa de transportes na zona ocidental de França. O sucesso foi enorme e o grupo que formou transformo-o num dos mais ricos homens do pais. Fortuna essa que o levou a comprar carros, alguns deles verdadeiros tesouros e raridades, contas feitas, quase duas centenas deles.

Foi entre 1953 e 1966 que Roger Baillon criou a sua coleção particular de veículos, com muitos deles a serem verdadeiras obras de arte. Quando a empresa e o grupo empresarial de Baillon conheceram dificuldades financeiras, o caminho para a falência foi curto e em 1978 e o francês foi forçado a abdicar de parte da sua coleção, vendendo cerca de 50 carros, restando estes 60 que ficaram neste local por mais de 30 anos. O sonho de criar um museu que preservasse os carros do pós guerra nunca foi realizado.

A “Baillon Collection” inclui 60 automóveis e será leiloada no próximo dia 6 de fevereiro de 2015 no Artcurial Retromobile 2015. A coleção possui quase todos os nomes famosos de automóveis desde os primórdios até aos anos 70, estando em destaque um Ferrari 250 GT SWB California Spider.

Segundo Matthieu Lamoure, direto do Artcurial Motorcars, “desde a revelação da Coleção Schlimpf em Mulhouse, que não se via um acervo tão forte e emblemático de automóveis históricos e, ainda por cima, numa condição tão próxima do original. Os visitantes da Retromobile poderão sentir uma emoção semelhante àquela vivida por Lord Carrington e Howard Carter quando entraram no túmulo de Tutakhamon. Iremos colocar em exposição a magia destes 60 exemplares quase como obras de arte. O sonho inacabado do seu proprietário ressuscitou!”

Entre os modelos descobertos numa propriedade do oeste da França, debaixo de palas de metal enrugado ou em armazéns dispersos, contam-se modelos da Bugatti, Hispano Suiza, Talbot Lago, Panhard Levassor, Maserati, Ferrari, Delayhe, Delage… uma longa lista de marcas famosas e modelos raros. Muitis deles com carroçarias exclusivas de grandes empresas como a Milion-Guiet, Chapron e Saoutchik.
Destaque ainda para um raro Talbot Lago T26 Grand Sport Aerodinamique e um ainda mais extravagante Talbot Lago Cabriolet que foi propriedade do Rei Farouk.

Numa garagem e em excelente estado de conservação, os dois especialistas da Artcurial, Matthieu Lamoure e Pierre Novikoff, encontraram um Maserati A6G Gran Sports com carroçaria Frua, um dos três que foram feitos e cujo valor vai dos 800 mil ao milhão de euros. Debaixo de uma pilha de jornais e revistas, foi encontra o Ferrari 250 GT SWB California Spider, modelo comprado novo pelo ator Gerard Blain que depois o vendeu a Alain Delon, vindo depois parar na Coleção Baillon.
Com apenas 37 unidades produzidas, este cabriolet desenhado por Pininfarina era desconhecido até há bem pouco tempo dos historiadores do automóvel e tem um valor estimado entre os 9,5 e os 12 milhões de euros!

Author: R. Pereira

Share This Post On