Desenvolvido em Espanha um modelo para detectar a condução agressiva

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Os acidentes de trânsito causam anualmente
1,3 milhões de mortes em todo o mundo

Um grupo de pesquisadores da Escola de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Politécnica de Madrid (UPM), mostrou que é possível detectar comportamentos condução agressiva monitorizando apenas sinais externos de condução como velocidade e aceleração, já que a agressividade funciona como um filtro linear sobre estes sinais. O modelo foi confirmada empiricamente em condições de condução real com taxas de sucesso acima de 92 por cento.

Os acidentes de trânsito em todo o mundo causam 1,3 milhões de mortes e 50 milhões de feridos por ano, sendo a principal causa de morte no segmento de jovens entre 15 e 29 anos. Às perdas pessoais devem ser adicionados os enormes custos económicos por danos materiais e despesas médicas, entre outros, estimadas em cerca de meio bilião de euros anualmente. Setenta por cento desses acidentes estão relacionados com o factor humano e direcção imprudente, resultante da velocidade excessiva ou inadequada.
Acidentes são a principal causa de morte no segmento da população jovem entre os 15 e os 29 anos

Acidentes são a principal causa de morte no segmento da população jovem entre os 15 e os 29 anos

Induzir novos padrões de condução poderá impedir uma percentagem significativa de acidentes. Uma forma de promover essas mudanças no comportamento dos condutores passa por monitorizar e caracterizar a forma como manejam o volante, detectar situações de condução inadequada e alertá-los a tempo do risco de terem um acidente.

Os primeiros trabalhos de pesquisa desenvolvidos nesta linha abordam a caracterização por métodos invasivos, monitorizando sinais fisiológicos como o ritmo cardíaco, a respiração e nível de stress. Estes métodos, embora eficazes, são indesejáveis porque geram desconforto para o condutor e representam uma causa adicional de distracção. A questão é: poderemos caracterizar a condução de forma eficaz com métodos não invasivos que passem despercebidos ao condutor?

Um grupo de pesquisadores do Departamento de Matemática Aplicada às Tecnologias de Informação e às Comunicações da UPM conseguiu responder positivamente a esta questão. Demonstraram ser possível detectar um comportamento agressivo monitorizando apenas sinais externos da condução tais como a velocidade e aceleração. A chave reside no facto de a agressividade funcionar como um filtro linear sobre estes sinais.

No futuro, este sistema de detecção precoce e em tempo real de condução imprudente pode ser integrado em smartphones, contribuindo de forma significativa para aumentar a segurança nas estradas.

Author: R. Pereira

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